domingo, 9 de junho de 2013

Todos os dias na minha escola é feita uma leitura com os alunos, cada professor escolhe o seu texto e já no início da aula faz a leitura... Após a leitura  pergunto o que os alunos acharam, surgem vários comentários e torna-se muito interessante... Essa nossa proposta é para despertar o interesse dos aluno pela leitura. Acontece que outro dia me esqueci totalmente de separar algo para ler, nisso um aluno vira pra mim e pergunta: professora não tem a leitura hoje? Eu não sabia o que dizer, disse espera um pouquinho, achei logo um texto na minha bolsa e fiz a leitura e depois os comentários...Ufa...  O que mais me chamou a atenção foi ele sentir falta daquela leitura, ou seja a LEITURA é um hábito, além do gostar... sempre digo isso... É como um vício...

Luciane Karla Froio
        Confesso que não gostava muito de ler, e o motivo era uma professora de portugês que tive nas minhas primeiras séries do antigo ginásio, hoje ensino fundamental II. Ela exigia que o resumo do livro fosse escrito no máximo em dez linhas e eu sintia muita dificuldade.
       O gosto e o compromisso com a leitura me mobilizou e despertou já na fase adulta, quando já era professora. Esta veio de encontro com meu desejo de conhecer o caminho humano com cultura e consequentemente prazer.
       Então submergindo-me na leitura conheci a prosperidade cultural e intelectual, trazendo assim o conhecimento que vem me tornando habilitada para a boa obra, tanto pessoal como para uma educadora transmetir o gosto e despertar de um leitor.
 Lúcia Helena Pereira