domingo, 16 de junho de 2013



“A nossa ideia ao elaborar este plano de aula a seguir, é levar o aluno a compreender o Teorema de Tales. Portanto estamos expondo uma maneira adequada e legal de explicar este conteúdo...”


PLANO DE AULA

Avaliação Diagnóstica: Esta nos dará um norte para começarmos o nosso trabalho, aqui propomos uma provinha com questões envolvendo equação do 1º grau, uso de letras, frações decimais, etc. Percebendo alguma dificuldade do aluno, devemos primeiramente saná-las para só depois seguirmos nosso intuito. 

Tema (assunto): Grandezas e Medidas

Justificativa: A matemática hoje procura relacionar conteúdos trabalhados com o dia-a-dia dos alunos, portanto temos mais uma vez a intenção de contribuir para esse estudo através da aula proposta a seguir.

Objetivos Gerais: Estabelecer relações matemáticas a vida diária do aluno.

Objetivos específicos: Levar o aluno a observar, perceber e compreender a proporção de tamanhos distintos, estabelecendo uma proporção através da razão entre medidas de objetos variados.

Conteúdo: TEOREMA DE TALES

Metodologia: Os alunos assistirão a uma apresentação do you tube que fala um pouco da vida de Tales de Mileto e seu teorema (apresentação em anexo) e o vídeo do professor Luis Carlos Rodrigues da Costa (em anexo). Após os vídeos individualmente cada aluno construirá triângulos de medidas diversificadas que serão apresentadas na lousa pelo professor. Será distribuído a cada aluno uma folha de papel sulfite e régua para essa construção. Nesse momento o professor estará aumentando ou diminuindo as medidas para a construção dos triângulos. Após este momento, o professor vai até a lousa e explica um exercício sobre o Teorema de Tales e relaciona a ela os triângulos que foram construídos. Depois de retiradas as dúvidas apresentam aos alunos situações problemas que estão inseridas no caderno do aluno volume 4 do 8º ano, de diferentes contextos que poderão ser trabalhados em grupo neste momento.

Tempo: 10 aulas

Recursos: Régua, folha de sulfite, lousa, lápis e vídeo da internet.

Avaliação: Será feita no momento das resoluções das situações-problemas, onde será observada a compreensão desse aluno sobre o conteúdo trabalhado, se ainda houver dúvidas será necessário retomada de conceitos e uma prova de recuperação contínua.

Tarefa: Será passada uma atividade para fixação do conteúdo, o aluno devolverá em folha separada para que o professor faça a correção individual. Ao final dessa aula o professor deverá pedir para os alunos um relatório dos vídeos assistidos e dividi-los em grupo para apresentarem 3 aplicações do Teorema de Tales.


ANEXOS:


Vídeo de Luis Carlos Rodrigues da Costa


Vídeo de Rogério Moreira