“A nossa ideia ao elaborar este plano de aula a seguir, é levar o aluno
a compreender o Teorema de Tales. Portanto estamos expondo uma maneira adequada
e legal de explicar este conteúdo...”
PLANO DE AULA
Avaliação Diagnóstica: Esta nos dará um norte para começarmos o
nosso trabalho, aqui propomos uma provinha com questões envolvendo equação do
1º grau, uso de letras, frações decimais, etc. Percebendo alguma dificuldade do
aluno, devemos primeiramente saná-las para só depois seguirmos nosso intuito.
Tema (assunto): Grandezas e Medidas
Justificativa: A matemática hoje procura relacionar conteúdos
trabalhados com o dia-a-dia dos alunos, portanto temos mais uma vez a intenção
de contribuir para esse estudo através da aula proposta a seguir.
Objetivos Gerais: Estabelecer relações matemáticas a vida diária do
aluno.
Objetivos específicos: Levar o aluno a observar, perceber e
compreender a proporção de tamanhos distintos, estabelecendo uma proporção
através da razão entre medidas de objetos variados.
Conteúdo: TEOREMA DE TALES
Metodologia: Os alunos assistirão a uma apresentação do you tube que
fala um pouco da vida de Tales de Mileto e seu teorema (apresentação em anexo)
e o vídeo do professor Luis Carlos Rodrigues da Costa (em anexo). Após os vídeos individualmente cada aluno construirá triângulos de medidas diversificadas que
serão apresentadas na lousa pelo professor. Será distribuído a cada aluno uma
folha de papel sulfite e régua para essa construção. Nesse momento o professor
estará aumentando ou diminuindo as medidas para a construção dos triângulos.
Após este momento, o professor vai até a lousa e explica um exercício sobre o
Teorema de Tales e relaciona a ela os triângulos que foram construídos. Depois
de retiradas as dúvidas apresentam aos alunos situações problemas que estão
inseridas no caderno do aluno volume 4 do 8º ano, de diferentes contextos que
poderão ser trabalhados em grupo neste momento.
Tempo: 10 aulas
Recursos: Régua, folha de sulfite, lousa, lápis e vídeo da internet.
Avaliação: Será feita no momento das resoluções das
situações-problemas, onde será observada a compreensão desse aluno sobre o
conteúdo trabalhado, se ainda houver dúvidas será necessário retomada de
conceitos e uma prova de recuperação contínua.
Tarefa: Será passada uma atividade para fixação do conteúdo, o
aluno devolverá em folha separada para que o professor faça a correção
individual. Ao final dessa aula o professor deverá pedir para os alunos um
relatório dos vídeos assistidos e dividi-los em grupo para apresentarem 3
aplicações do Teorema de Tales.
ANEXOS:
Vídeo de Luis Carlos Rodrigues da Costa
Vídeo de Rogério Moreira